Expediente

Editor-chefe e fundador do História Editorial. Fonte: Acervo pessoal.

Geferson Santana

Doutor em História pela Universidade de São Paulo (USP). Pesquisador convidado da coleção Latin American Studies da Oxford Bibliographies, Oxford University Press (Reino Unido). Pesquisador associado ao Laboratorio de Investigación en Literatura y Culturas del Océano y Catástrofes (Cátedra Fernão de Magalhães; Universidad de Playa Ancha, Chile; Instituto Camões, Portugal) e à Cátedra Fernão de Magalhães. Assessor ad hoc de periódicos nacionais e internacionais. Fundador da Revista Eletrônica Discente Historia.com (UFRB), primeiro periódico discente e um dos mais bem avaliados da instituição no Qualis Periódico em sua gestão (2013-2019). Fundou a Revista Nordestina de História do Brasil (RNHB), que desenvolveu o História do Brasil TV (canal no YouTube que funcionou durante a pandemia da COVID-19), depois agraciado com o Selo Saberes Históricos da Associação Nacional de História (ANPUH). Editor experiente com a assessoria científica e produção de materiais didáticos, atuando em editoras renomadas como a FTD, uma das 50 melhores editoras do mundo.

Editora de texto e revisora de norma culta do História Editorial. Fonte: Acervo pessoal

Tatiane Oliveira

Doutora pela Escola de Educação Física e Esporte (EEFE) da Universidade de São Paulo (USP). Bacharela e Mestre em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e USP, respectivamente. Pesquisadora associada ao Laboratório de Gestão, Políticas, Marketing e Comunicação em Esporte e Educação Física (Lagecom) da USP. Tem experiência com editoração de livros e revistas científicas. Revisora de norma técnica e de norma culta em Língua Portuguesa, atuando em editoras universitárias, como a Editora UFPE. Autora de materiais didáticos em editoras renomadas na área, como a FTD. É diretora do Selo História da América Latina.

Nossos passos vêm de longe

O História Editorial tem como objetivo desenvolver pesquisas, levantar e construir bancos de dados, além de produzir textos voltados para a divulgação científica de temas históricos publicados em fluxo contínuo. As ações do projeto se concentram nas revistas acadêmicas da área de História, em plataformas de acesso livre ao conhecimento, como os projetos Wikimedia, e nos materiais didáticos das editoras presentes no mercado editorial e livreiro brasileiro. Soma-se a esse esforço a criação de cursos voltados à formação de profissionais de História, com vistas à sua inserção qualificada como autores e editores no setor de materiais didáticos.

Historiadores e estudantes de História, em sua maioria, têm maior familiaridade com as revistas acadêmicas, vistas como ferramentas de divulgação do conhecimento produzido nas universidades. De fato, as revistas cumprem um papel fundamental na constituição de uma história pública do saber histórico no Brasil. No entanto, é preciso ampliar as possibilidades de atuação e compreensão desses profissionais quanto às diversas formas de editar, produzir, circular e divulgar o conhecimento histórico.

Nos últimos quinze anos, organizei revistas científicas dedicadas à publicação de trabalhos em História, como a Revista Eletrônica Discente História.com, do Colegiado de História da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), e a Revista Nordestina de História do Brasil (RNHB), vinculada à Universidad de Playa Ancha (UPLA), no Chile. Esta última foi especialmente bem-sucedida na publicação de artigos e resenhas sobre temas ligados à História do Brasil. A partir dela, formamos uma rede de historiadores e pesquisadores de áreas afins atuando no campo da edição do conhecimento histórico. 

Um dos frutos dessa experiência foi o programa Editor Aprendiz, que ofereceu estágios a estudantes da UnB, UFPI, UFMG, UFF, UESPI, UEL, UFAC, UFAL, UEMASUL, UNESP, entre outras instituições, com participação em todas as etapas do processo editorial. Esse programa de formação será ampliado para contemplar a edição de artigos de divulgação científica, livros impressos e e-books; a construção de bases de dados; a redação de artigos científicos e de divulgação; a participação em lives e a adequação de textos às normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Como parte das ações voltadas à divulgação científica em História do Brasil, criei em 2018 o canal História do Brasil TV, no YouTube. O canal promoveu entrevistas com autores nacionais e estrangeiros, conferências, lançamentos de livros e debates com historiadores profissionais e estudantes de graduação e pós-graduação. Em 2023, o canal foi reconhecido com o Selo Saberes Históricos, concedido pelo Fórum Saberes Históricos da ANPUH, em razão do compromisso com os princípios científicos e éticos da Carta Compromisso da entidade.

Em 2020, fundei o selo editorial História da América Latina, que publicou dois livros em cooperação internacional: Políticas culturais dos partidos comunistas na América Latina (2020) e Gerencia deportiva en América Latina (2022), com a participação de autores da Argentina, República Tcheca, Chile, Venezuela, Bolívia, Brasil, Cuba, Ilhas Caimã, Colômbia, México, Peru e Porto Rico. O selo contou com o apoio científico da Cátedra Fernão de Magalhães do Instituto Camões (Portugal), sediada no Centro de Estudios Avanzados (CEA) da UPLA. Os exemplares foram distribuídos em bibliotecas universitárias desses países.

Programa Editor Aprendiz (2025-2026)

Fonte: Acervo pessoal.

Anderson Douglas Dias de Oliveira

Estudante do curso de Licenciatura em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Suas áreas de interesse incluem Ensino de História, História da Arte, Gênero e Sexualidade e História Contemporânea. É bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), desde 2023.

Fonte: Acervo pessoal.

André Travaglini

Estudante do curso de Licenciatura em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF), atuando
nas áreas de Historiografia da Educação e História do Brasil Contemporâneo. Seus interesses de
pesquisa incluem a articulação de conceitos gramscianos e a atuação do Todos Pela Educação nas
políticas educacionais brasileiras dos últimos dez anos. 

Fonte: Acervo pessoal.

Karen Rebeca de Souza e Silva

Estudante do curso de História pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Seus interesses de pesquisa incluem História da Ásia, com enfoque no Japão, e estudos de gênero a partir de História em Quadrinhos (HQs). É membra do Observatório da Ásia da UFRN.

Fonte: Acervo pessoal.

Marcelly Ramos Costa

Estudante do curso de Licenciatura em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e possui formação em Biblioteconomia e Documentação. Seus interesses e experiências se conectam com a análise de imagens históricas, utilizando as fontes visuais como ferramenta para aprofundar a compreensão de temas de história social e cultural.

Fonte: Acervo pessoal.

Neil dos Santos Flocco

Estudante dos cursos de Bacharelado e Licenciatura em História pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), em Franca. Atua nas áreas de Historiografia Brasileira, Ensino de História e Gênero e dissidências na História, e seus interesses de pesquisa incluem lesbianidades, transgeneridades e homossexualidades. Foi bolsista do PIBID e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC).

Fonte: Acervo pessoal.

Wilian Machado de Oliveira

Estudante do curso de Licenciatura em História pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Seus interesses de pesquisa incluem História do Trabalho, História Política e relações de gênero. É bolsista do PIBID. É membro do grupo de pesquisa História política do Brasil – séculos XIX e XX e membro administrativo do Diretório Estudantil (DE) Quilombo dos Palmares. 

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