NOTÍCIA |
Ao levar periódicos brasileiros de História para o Wikidata, iniciativa pioneira desafia lacunas de plataformas oficiais e promove novas formas de acesso e salvaguarda à memória científica
O História Editorial é um laboratório dedicado ao desenvolvimento de projetos de edição e divulgação científica a partir de pesquisas em suas áreas de interesse, com ênfase nos temas que contribuem para o fortalecimento das Leis nº 10.639/2003 e nº 11.645/2008, que tornaram obrigatório o ensino da história e da cultura afro-brasileira, africana e indígena no currículo da educação básica. Os bancos de dados produzidos pelo laboratório também são direcionados para atividades de edição em projetos Wikimedia, em parceria com a Wikimedia Brasil, com o objetivo de democratizar o acesso ao conhecimento científico.
Entre suas iniciativas, destaca-se a Editatona Revistas de História na Wiki, que busca preservar informações sobre periódicos científicos, integrando-os ao Wikidata. Criado em 2012, o Wikidata funciona como uma base de dados colaborativa destinada a centralizar e compartilhar informações estruturadas — como datas, locais e entidades — entre os diferentes projetos da Fundação Wikimedia, incluindo Wikipédia e Wikimedia Commons. Voltado especificamente para dados, o Wikidata garante a credibilidade de suas informações por meio do rastreamento de fontes e da detecção de possíveis atos de vandalismo em suas páginas.
A coleta de dados sobre as revistas de História
“Em 2020, no contexto do agravamento da pandemia da COVID-19, começamos a coletar dados sobre os cursos de graduação em História no Brasil. Fizemos um esforço hercúleo para construir uma lista desses cursos a partir da plataforma e-MEC, base oficial de regulação de cursos e Instituições de Ensino Superior (IES)”, explicou Geferson Santana, fundador do História Editorial e pesquisador responsável pela coordenação do projeto.
“Os estudantes de graduação vinculados ao programa de estágio da Revista Nordestina de História do Brasil (RNHB), posteriormente integrado ao Editor Aprendiz do História Editorial, tiveram papel fundamental na etapa de levantamento de informações. Eles visitaram os websites dos departamentos de História e consultaram os bancos de dados do Qualis Periódicos, disponível na plataforma Sucupira da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), para apoiar a construção de nosso banco de dados das revistas de História, catalogando, inicialmente, 265 periódicos científicos da área”, destacou o coordenador. “Nessa fase, os estagiários da UnB, UFPI, UFMG, UFF, UESPI, UEL, UFAC, UFAL, UEMASUL e UNESP foram essenciais”, completou.
O banco de dados sobre as revistas foi revisado pessoalmente por Geferson Santana, com a colaboração da Dra. Tatiane Maria Barbosa de Oliveira (USP). Todas as informações foram conferidas no Qualis Periódicos da CAPES. Em 2024, os dados passaram por uma nova revisão, garantindo maior precisão para a primeira edição da Editatona Revistas de História na Wiki, evento remoto que contou com a participação de estudantes de graduação em História e com o apoio técnico do Wikimedia Brasil, então denominado Wiki Movimento Brasil (WMB).
As editatonas no Wikidata
A Editatona Revistas de História na Wiki é uma atividade permanente do História Editorial, realizada em parceria com a Wikimedia Brasil e integrada ao programa Editor Aprendiz. Seu objetivo é inserir no Wikidata dados de revistas brasileiras de História, garantindo a preservação dessas informações e sua integração ao Portal ISSN. Além da maratona de edição, o projeto promove diálogos com a comunidade wikimedista para a criação de novas propriedades nos itens existentes, de modo a atender às especificidades dos periódicos científicos.
A primeira editatona ocorreu entre os dias 18 e 20 de setembro de 2024, reunindo 17 editores, entre eles estudantes de graduação em História de diversas universidades públicas e privadas. O evento resultou na inserção de 42 revistas de História, na revisão de dados de 83 periódicos, em quase 2 mil edições e na inserção de aproximadamente 1 milhão de bytes, com mais de 3 mil visualizações dos itens (QIDs).
A segunda edição, realizada entre os dias 26 e 29 de agosto de 2025, também contou com 17 editores, novamente com a participação de estudantes de História de várias universidades. Nessa ocasião, foram convidados por e-mail os editores das próprias revistas de História, e o evento teve a presença especial de Thompson Clímaco, editor assistente da Revista Mundos do Trabalho da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). O resultado foi a criação de 78 itens, a revisão de 162 itens e a realização de quase 2 mil edições, que alcançaram mais de 600 visualizações nos dias da atividade.
Entre os estudantes participantes, duas compartilharam suas impressões. Para Marcelly Ramos Cunha, graduanda em História pela Universidade Federal do Pará (UFPA), “Participar da editatona foi uma experiência incrível! Contribuir para ampliar a representação na História me fez perceber o quanto certas narrativas ainda são sub-representadas. O ambiente colaborativo se destacou, todo mundo estava focado em cooperar, e foi ótimo fazer parte disso. Apesar de alguns desafios, a sensação de fazer a diferença e deixar a História mais acessível foi muito gratificante”.
Já Érika Lemos Fonseca, graduanda em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), relatou: “Confesso que, antes da editatona, conhecia pouco sobre a Wikimedia e estava insegura quanto ao meu potencial de contribuição. A gente vai banalizando o contato com a Wikipédia — um pedacinho desse universo — e não percebe a importância e a dimensão desse projeto. Dito isso, a experiência foi maravilhosa! Sentir que contribuí com algo que abre portas para tantos acessos é ótimo, de verdade. O conhecimento está aí para ser divulgado (e complementado), e a internet também é espaço de historiador”.
As atividades continuam mesmo após cada editatona. Participantes externos — estudantes, pesquisadores e editores de revistas — podem seguir revisando os itens já criados ou contribuir com novos. “As oficinas de apresentação dos projetos da Fundação Wikimedia e de treinamento para a criação e revisão, oferecidas pelo Wikimedia Brasil, são fundamentais para que esses colaboradores deem continuidade ao trabalho de edição no Wikidata”, explicou Geferson Santana. “Os estudantes do laboratório também seguem com a criação e revisão de itens. Temos encontros semanais: o grupo do programa Editor Aprendiz se reúne todas as sextas-feiras, das 16h às 18h, no horário do expediente”, completou.
Por que nosso projeto é importante?
As editatonas que realizamos anualmente com estudantes de graduação — e que têm continuidade no trabalho dos estagiários do laboratório — são responsáveis pela inserção dos dados das revistas brasileiras de História no Wikidata.
“Nosso trabalho permite que historiadores e pesquisadores, de maneira geral, tenham acesso a informações que, muitas vezes, não estão disponíveis nem no Portal ISSN, nem no banco de dados do Qualis Periódicos da CAPES. Em muitos casos, interessados em determinado título não encontram detalhes suficientes nessas páginas. Isso só é possível quando acessam o item (QID) no Wikidata ou o website da própria revista. É importante lembrar que o Wikidata aparece como indexador nas páginas das revistas cadastradas no ISSN”, destacou o coordenador.
No Wikidata — que é um banco de dados estruturado — historiadores, pesquisadores e demais usuários dos projetos da Fundação Wikimedia podem encontrar em um único espaço informações consolidadas sobre as revistas científicas da área. Nosso trabalho também resultou na criação de uma página na Wikipédia, que reúne uma lista dessas revistas acompanhada de seus respectivos QIDs, facilitando o acesso direto aos itens no Wikidata.
“O trabalho do laboratório é pioneiro. Somos responsáveis pela democratização do acesso às informações sobre as revistas acadêmicas brasileiras da área da História em um banco de dados tão importante e respeitado mundialmente quanto o Wikidata. Além disso, a iniciativa possibilitou que estudantes de graduação em História conhecessem melhor as revistas da área”, reforçou o professor Geferson Santana.
O trabalho do História Editorial, em parceria com o Wikimedia Brasil, reafirma o compromisso com a preservação, a organização e a democratização do conhecimento científico. Ao inserir dados das revistas brasileiras de História no Wikidata, o projeto contribui para fortalecer a pesquisa acadêmica e garantir que informações confiáveis estejam acessíveis a todos.
OLIVEIRA, Tatiane Maria Barbosa de. Editatonas do História Editorial revelam a invisibilidade das revistas brasileiras de História. História Editorial, v. 2, n. 2, 8 set. 2025. Disponível em: https://encurtador.com.br/445NL. Acesso em: 8 set. 2025.
Doutora pela Escola de Educação Física e Esporte (EEFE) da Universidade de São Paulo (USP), pesquisadora da gestão e história do Jogo de Damas no Brasil. Revisora de norma culta de língua portuguesa e editora do História Editorial.
Portal de edição e divulgação científicas do laboratório História Editorial, que publica em fluxo contínuo. Os textos publicados são de responsabilidade dos(as) autores e autoras, não expressando, necessariamente, a opinião dos(as) editores e editoras.