NOTÍCIA |
Oficina do História Editorial apresentou o Wikinotícias para estudantes e incentivou práticas de escrita colaborativa
Na quinta-feira (30), o laboratório História Editorial promoveu a Oficina Wikinotícias para os estudantes de graduação em História que integram o programa Editor Aprendiz. O evento ocorreu de forma remota e teve como objetivo apresentar o Wikinotícias, um dos projetos mantidos pela Wikimedia Foundation.
Criado em 19 de fevereiro de 2005, o Wikinotícias em português constitui-se como uma fonte livre de notícias e promove a ideia do cidadão jornalista, segundo a qual qualquer pessoa pode colaborar editando, criando e melhorando notícias sobre fatos do cotidiano. A plataforma conta com 35.623 notícias em português e 17 editores ativos, usuários com diferentes permissões para editar, revisar e verificar conteúdos. Entre 2010 e 2022, a América do Sul registrou o maior número de edições no Wikinotícias, seguida pela Europa e pela África.
Antes da oficina, os estudantes foram apresentados ao gênero notícias e orientados a produzir uma notícia com o tema da Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP 30). No expediente do Editor Aprendiz, as produções foram revisadas pelo coordenador do laboratório, o professor Dr. Geferson Santana, juntamente com os estudantes.

“A Oficina foi uma experiência muito enriquecedora. Não conhecia o Wikinotícias e suas potencialidades. Conhecer os projetos da wiki está ajudando muito na minha formação como historiadora — mesmo que um pouco fora da área, nesse caso. Sou bastante grata a essa oportunidade de saber de outros modos de divulgação do conhecimento e me ajudar a construir um texto que não estou acostumada a produzir na universidade”, disse Karen Silva, estudante do curso de Graduação em História da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
Na universidade, os graduandos raramente têm a oportunidade de conhecer os projetos Wikimedia e suas potencialidades. Um dos objetivos do História Editorial é inseri-los nas práticas de editoração e divulgação científica. Na oficina, os participantes aprenderam técnicas de produção jornalística e os princípios editoriais do Wikinotícias. As notícias elaboradas pelos estagiários foram posteriormente aprovadas pela comunidade de editores da plataforma.
“A oficina do Wikinotícias foi fundamental para aprofundar meu conhecimento sobre as plataformas Wiki. Durante a atividade, aprendi a elaborar uma redação jornalística voltada para o Wikinotícias, respeitando as diretrizes estabelecidas pela comunidade. Dessa forma, a oficina contribuiu significativamente para minha capacitação na produção e publicação de notícias na plataforma”, destacou Neil Flocco, estudante do curso de Graduação em História da Universidade Estadual Paulista (UNESP). “Foi uma oportunidade de aprendermos a manusear a plataforma Wikinotícias e trocar experiências coletivas para a produção textual jornalística, ampliando nossos conhecimentos sobre escrita acessível, colaborativa e o papel da informação na construção do conhecimento”, acrescentou Anderson Oliveira, estudante do curso de Graduação em História da UFRN.
É fundamental que os estudantes, ainda na graduação, conheçam os projetos Wikimedia e compreendam a importância de integrar uma comunidade colaborativa que trabalha em prol do conhecimento livre. Apesar do uso frequente dessas plataformas em atividades acadêmicas e de sua ampla visibilidade global — como é o caso da Wikipédia —, ainda há desconhecimento sobre os demais projetos Wiki.
A iniciativa do História Editorial contribui para dar maior visibilidade ao Wikinotícias, projeto que muitas vezes não recebe a mesma atenção pela comunidade wikimedista. A ação também reforça o papel dos historiadores na produção e difusão de notícias sobre temáticas da área que devem ganhar atenção no debate público, reiterando que a História pode — e deve — contribuir para informar e refletir criticamente sobre os fatos atuais.
Confira as matérias produzidas pelos estudantes:
A COP30 frente à sustentabilidade e a violação de territórios tradicionais
Coletivo Juventude Pelo Clima lança projeto de recuperação do cerrado em Franca (SP)
Os impactos do aquecimento global em Ponta Negra no Rio Grande do Norte
OLIVEIRA, Tatiane. Wikinotícias e as possibilidades de divulgar conhecimento histórico. História Editorial, 3 nov. 2025. (Notícia). Disponível em: https://encurtador.com.br/FFDc. Acesso em: 3 nov. 2025.
Doutora pela Escola de Educação Física e Esporte (EEFE) da Universidade de São Paulo (USP), pesquisadora da gestão e história do Jogo de Damas no Brasil. Revisora de norma culta de língua portuguesa e editora do História Editorial.
© 2025. Todos os direitos reservados. Para a reprodução é preciso a autorização expressa do História Editorial.